Olá , vamos para mais uma dica de como aumentar a velocidade da sua Internet no Windows 10.

Antes de fazer quaisquer alterações, você vai querer verificar o status atual da sua internet. Existem muitos sites para testar a velocidade da sua internet, um dos mais populares é o Speedtest. Você pode usar o aplicativo deles na Microsoft Store ou acessar o site deles, que é o speedtest.net, para executar um teste.

🚀 Teste de Velocidade da Internet

O ping, medido em milissegundos, vai lhe dizer quão rápida é a resposta após você enviar uma solicitação. Quanto menor o número, melhor. Um ping rápido significa uma conexão mais responsiva. Ele também testará sua velocidade de download, que é quão rápido você pode puxar dados do servidor para o seu computador, e sua velocidade de upload, que é quão rápido seus dados são enviados do seu computador para outros.

Seja qual for o site ou aplicativo de teste de velocidade da internet que você usar, é sempre uma boa ideia verificá-lo periodicamente para se certificar de que você está obtendo as velocidades anunciadas pela sua provedora de serviços de internet.

🔧 Modificar Servidores DNS

DNS significa Sistema de Nomes de Domínio. Basicamente, é um processo que traduz nomes de domínio em endereços IP. Usar servidores DNS não atribuídos pela sua ISP pode tornar sua internet mais rápida.

Para alterar seu servidor DNS, vá até a caixa de pesquisa e digite “Painel de Controle”. Clique nele. Encontre “Centro de Rede e Compartilhamento” e selecione-o no lado esquerdo desta janela. Clique em “Alterar configurações do adaptador”.

Clique com o botão direito no adaptador de internet que você está usando e selecione “Propriedades”. Vá até “Protocolo de Internet Versão 4” e selecione-o para destacá-lo. Certifique-se de que esteja marcado e selecione “Propriedades”.

Na metade inferior desta nova janela, clique em “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Neste exemplo, usaremos os servidores DNS públicos do Google. Para o servidor DNS preferencial, digite “8.8.8.8” e para o servidor DNS alternativo, digite “8.8.4.4”. Quando terminar, clique em “OK”.

Se você quiser experimentar outros servidores DNS, eu colocarei um link na descrição para um site com uma lista atualizada de outros servidores DNS gratuitos. Outros que eu recomendaria dessa lista são o OpenDNS e o Cloudflare.

🔒 Desativar Aplicativos em Segundo Plano

Essa próxima dica é esquecida pela maioria das pessoas, mas pode ter um impacto na velocidade da sua internet. Desligue quaisquer aplicativos ou serviços que possam ser executados em segundo plano, mesmo que você não os esteja usando.

Clique com o botão esquerdo no menu Iniciar e selecione “Configurações”. Clique em “Privacidade” no painel esquerdo, role para baixo e encontre “Aplicativos em segundo plano”. Agora, simplesmente vá pelos aplicativos listados e desligue aqueles que você não quer que sejam executados em segundo plano, consumindo recursos do sistema e se alimentando da sua internet.

📥 Desativar Atualizações P2P

Ainda no menu de Configurações, vamos desativar as atualizações peer-to-peer. Clique em “Início” no canto superior esquerdo, selecione “Atualização e segurança” e clique em “Opções avançadas”. Aqui, clique em “Otimização de entrega” e desligue a opção que permite downloads de outros PCs.

Com isso desligado, você não precisa se preocupar com outras pessoas em sua casa ou estranhos usando seus valiosos recursos de internet.

⚠️ Desativar Atualizações do Windows

Desativar as atualizações automáticas do Windows não é uma solução a longo prazo, mas pode ser útil em momentos em que você precisa que sua velocidade de internet esteja no seu pico.

Vá até a caixa de pesquisa e digite “Serviços”. Clique nele. Role até o final e clique duas vezes em “Atualização do Windows”. Se o status do serviço estiver “Em execução”, clique em “Parar” e, em seguida, altere o tipo de inicialização de “Automático” para “Desabilitado”. Clique em “Aplicar” ou “OK” para salvar as alterações.

Lembre-se de ativar novamente, pois você não quer perder todas as ótimas novas atualizações que podem excluir seus arquivos ou causar a tela azul da morte.

📶 Alterar o Canal Wi-Fi

Se sua única forma de se conectar à internet é via Wi-Fi, pode ser benéfico alterar o canal sem fio do seu roteador. Se você tiver vários usuários no mesmo canal Wi-Fi, isso pode atrasar a internet para todos naquela conexão. Isso é comum em prédios de apartamentos ou bairros muito próximos.

Para descobrir quais canais têm a menor congestionamento, vá à Microsoft Store e instale o aplicativo Wi-Fi Analyzer. Abra-o e selecione a guia “Analisar”. Este gráfico mostra a força do Wi-Fi em sua área.

No meu caso, eu estou no canal recomendado, que é o 11. Mas se eu estivesse nos canais 4 ou 5, eu mudaria o canal para o 11 nas configurações do meu roteador. O processo para acessar as configurações do seu roteador pode variar dependendo do modelo, mas você precisa encontrar a opção para alterar o canal e mudá-lo para o canal menos congestionado.

🔌 Desativar LSO

LSO, que significa Large Send Offload, é uma técnica de melhorar o desempenho da rede, ao mesmo tempo que reduz a sobrecarga da CPU. Em teoria, isso soa ótimo, mas na prática, foi conhecido por causar problemas de desempenho e lentidão.

Para desativá-lo, digite “Gerenciador de dispositivos” na caixa de pesquisa e selecione-o. Vá para “Adaptadores de rede” e clique na seta para expandir. Clique duas vezes no seu adaptador de rede, seja Ethernet ou adaptador sem fio.

Vá para a guia “Avançado” e selecione “Large Send Offload V2 (IPv4)” e defina o valor como “Desabilitado”. Se você tiver “Large Send Offload V2 (IPv6)”, defina esse valor também como “Desabilitado”. Clique em “OK” quando terminar.

Se você enfrentar algum problema, poderá reativá-lo a qualquer momento.

💻 Ajustar a Largura de Banda da Internet

Por padrão, o Windows 10 reserva 20% da sua largura de banda de internet para o próprio sistema operacional e outras tarefas relacionadas, o que significa que você só tem 80% da largura de banda que pode realmente usar.

Para recuperar esse 20%, você precisará acessar o editor de política de grupo, que está disponível por padrão apenas na edição Pro do Windows 10. Se você estiver usando a edição Home, seu primeiro passo será habilitar o editor de política de grupo. Eu coloquei um link na descrição com os passos necessários.

Para começar, abra a janela “Executar” pressionando Windows + R no seu teclado, ou clicando com o botão direito no ícone do menu Iniciar e selecionando “Executar”. No campo de pesquisa, digite “gpedit.msc” e pressione Enter ou clique em “OK”.

No painel esquerdo, clique em “Configuração do computador”, depois clique duas vezes em “Modelos administrativos”, “Rede” e, finalmente, “Planejador de pacotes QoS”.

Onde diz “Limitar a largura de banda reservável”, clique duas vezes nele para abrir uma nova janela. Escolha “Habilitado” e altere o limite de largura de banda para “0”. Clique em “Aplicar” e, em seguida, “OK” para sair.

Além de alterar seu servidor DNS, a dica que acabei de mostrar a você é, em minha experiência, a mais útil neste vídeo para aumentar a velocidade geral da sua internet. Eu a deixei por último para recompensá-lo por assistir este vídeo até o final.

 

Categorized in: